quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ARTIGO - Modelo de Gestão “Liderança Zero”

O bate-papo informal do corredor também é uma maneira de manter aberto o canal de comunicação e mais uma oportunidade de entender as demandas dos funcionários.

Por Teodoro López, www.administradores.com.br

A competitividade do mundo dos negócios tem exigido das empresas um olhar mais atento aos diversos modelos de liderança que permitem a identificação e, principalmente, a retenção de talentos. Esses modelos, além de dar o tom de andamento dos negócios, fazem cada vez mais diferença na escolha e na permanência dos executivos nas companhias.

A partir desse cenário, a everis consultoria adotou o modelo de gestão "Liderança Zero", no qual minha atuação como líder envolve também as atividades e decisões relacionadas à área de RH, desde a captação do talento, passando por sua integração na companhia e ambiente de trabalho, até o desenvolvimento da sua carreira. Todo esse processo exige do líder a flexibilidade para estar com um olho nos números e outro nas necessidades das pessoas, e maior sensibilidade, no que se refere às necessidades dos funcionários, além de motivar o talento e a criatividade da equipe.


Para alcançar os objetivos da consultoria e preservar a qualidade no ambiente de trabalho, minha atenção está direcionada ao desenvolvimento do capital humano e, para isso, preciso entender o que acontece com as pessoas dentro da empresa, ouvi-las, conhecer um pouco mais sobre suas vidas e procurar ajudá-los ao máximo.

Esse processo melhora a produtividade e afeta positivamente os resultados, um dos principais motivos pelo qual não deixo de me envolver em cada uma das atividades promovidas pela everis, como os programas de mentoring, os cafés da manhã e os treinamentos com atuais e novos funcionários. O bate-papo informal do corredor também é uma maneira de manter aberto o canal de comunicação e mais uma oportunidade de entender as demandas dos funcionários.

A adoção do "Liderança Zero" é parte fundamental do plano everis 2013, no qual pretendemos ser, daqui a quatro anos, uma consultoria de um bilhão de euros no mundo. Além disso, esse modelo dá todo o suporte para o nosso crescimento e ajudará a consultoria no Brasil a tornar-se a operação mais importante do grupo fora da Espanha e o centro da gestão de operações na América Latina, além de dobrar sua participação no negócio do grupo. Isso, claro, aliado à diminuição da fuga de talentos e acompanhando as mudanças do mercado de trabalho com uma percepção mais humana.

Teodoro López - CEO da everis Brasil. A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócios até a implantação e a operação dos sistemas.

Sobre este tema, leia também "O que é motivação e como motivar pessoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário