terça-feira, 12 de outubro de 2010

CONSULTA – O que é motivação e como motivar pessoas?

O volume de pesquisas na internet sobre o tema motivação é enorme e crescente. Realmente impressiona como há pessoas interessadas em conhecer mais sobre o assunto.
Por Humberto Andrade

Ao ler os textos disponíveis, no entanto, nos deparamos com muitos artigos que nos dizem genericamente o que é motivação e como criar condições para motivar pessoas. Encontramos também vídeos “motivacionais”, frases de estímulo... Mas na verdade está difícil encontrar orientações mais objetivas sobre o que e como fazer para termos pessoas motivadas em nossas equipes de trabalho.

Baseado nesta realidade, preparamos este artigo de caráter prático, que, embora não seja científico mas filosófico, é fruto de observações reais no mundo corporativo.

O artigo procura ajudar a responder: como descobrir o que motiva as pessoas?

Mais do que um artigo, elaboramos um método de investigação para entender:

a)    O que as pessoas mais valorizam, no momento, em relação à sua vida profissional
b)    O que as pessoas mais valorizam, no momento, em relação à sua vida pessoal
c)    Como as pessoas se sentem em relação às coisas que mais valorizam: satisfeitas, parcialmente satisfeitas ou insatisfeitas

A partir deste método simples, temos condições de entender onde estão as lacunas a serem preenchidas na vida de cada indivíduo. E, conhecendo estas lacunas, temos a possibilidade de:

a)    Como líderes ou através das áreas de RH realizar coaching no sentido de orientar e ajudar as pessoas a “preencher” as lacunas existentes.
b)    Agrupar pessoas com perfis de desejos e necessidades semelhantes e criar programas com foco mais direcionado e, portanto, mais relevantes para as pessoas .

A investigação deve ser feita da seguinte forma:

1.    Todos os funcionários devem ser convidados a responder com total sinceridade aos questionários abaixo. Um sobre sua vida profissional e outro sobre sua vida pessoal.
2.    Após se identificar, em cada questionário o colaborador deverá classificar em ordem de prioridade o que é mais significativo para si NO MOMENTO.
3.    Depois, sobre cada item que classificou, o colaborador deverá responder como se sente: satisfeito, parcialmente satisfeito ou insatisfeito.
4.    Após respondido, o líder e o RH poderão examinar o que cada um mais valoriza e se está satisfeito ou não com cada aspecto de sua vida pessoal e profissional.
5.    Examinando a lista de classificação de prioridades, veremos com facilidade o que cada um mais valoriza atualmente. E observando seu grau de satisfação em cada item podemos descobrir os pontos mais sensíveis na vida de cada um, de forma que se pudermos ajudá-los a manter os pontos de satisfação, a tornar pleno os de satisfação parcial e reverter os de insatisfação, estaremos contribuindo fortemente para a motivação dos indivíduos.

Cabe ressaltar que as respostas devem ser avaliadas no momento atual. Periodicamente, as pessoas alcançam metas e mudam suas fontes de motivação. Por isso, de tempos em tempos, é necessária nova investigação para constatar os avanços e descobrir novos anseios.

Outro ponto fundamental que este método revela é que cada ser humano é mundo à parte e que possui necessidades de estímulos diferentes, o que reforça a tese de que programas de motivação encaixotados tendem a não dar certo.

E, por último, é importante destacar que este método nos leva a enxergar o ser humano como profissional e como pessoa. De modo que somente entendendo o ser humano completo, poderemos de fato trabalhar a sua motivação. Afinal, os "motivos para a ação" são pessoais e intransferíveis. Ninguém pode determinar o que motiva o outro.

Os questionários a serem respondidos pelos colaboradores estão abaixo. É importante frisar e garantir às pessoas que as informações serão tratadas de forma confidencial apenas pela gerência e o RH da empresa e obter o "de acordo" formal delas de que o questionário não é obrigatório e que cada um só deve responder o que quiser responder. Eis as questões:

Motivação – Vida profissional

1.    Dados Profissionais
Nome, Sexo, Idade, Cargo, Renda Individual

2.    Na sua vida profissional, classifique em ordem de prioridade o que é mais importante para você conquistar neste momento, sendo 1 o que é mais prioritário.
(      ) Ser melhor remunerado para possibilitar realizações materiais
(      ) Ser reconhecido pela qualidade, utilidade e resultados do meu trabalho
(      ) Ter estabilidade no emprego e na renda
(      ) Preparar-me para o futuro (como serão renda e trabalho daqui a alguns anos)
(      ) Trabalhar perto de casa e gastar menos tempo com esse deslocamento
(      ) Trabalhar com aquilo que estudei e gosto de fazer
(      ) Ter um negócio próprio que me dê independência profissional e financeira
(      ) Participar de uma equipe e dividir méritos e riscos de tomadas de decisão
(      ) Ter flexibilidade de horário para conciliar o trabalho e outras atividades pessoais
(      ) Estar próximo do centro das decisões para participar e colocar minhas idéias
(      ) Aprender com a prática e a vivência de profissionais mais experientes
(      ) Ter autonomia e incentivo para colocar em prática minhas próprias idéias
(      ) Ter um bom cargo, numa empresa de nome, e dispor de prestígio profissional
(      ) Trabalhar num ambiente onde as pessoas se respeitem e, se possível, se gostem
(      ) Poder estudar mais e desenvolver novas competências
(      ) Trabalhar durante um período diário menor
(      ) Enfrentar novos desafios profissionais, ampliar experiência e mudar de ares
(      ) Ter uma oportunidade que me traga mais responsabilidade e reconhecimento

3.    Qual o seu grau de satisfação com a sua renda?
(      ) Satisfeito
(      ) Parcialmente satisfeito
(      ) Insatisfeito (quantos por cento abaixo do que seria satisfatório:  _____%)

4.    Sente que seu trabalho é valorizado e reconhecido?
(      ) Sim
(      ) Não como acho que deveria
(      ) Não

5.    Você se sente estável no seu trabalho?
(      ) Sim, as coisas estão sob controle
(      ) Sim, mas há algum risco envolvido na situação atual
(      ) Não. Me sinto constantemente ameaçado de perder o status profissional atual

6.    Quando pensa em como vai gerar renda e trabalhar no futuro, você sente que dispõe de um planejamento seguro?
(      ) Sim, totalmente
(      ) Isso ainda não me preocupa
(      ) Não tenho planejamento seguro ainda

7.    O tempo que você gasta com o deslocamento casa-trabalho é satisfatório?
(      ) Sim
(      ) Sim, está dentro da média, mas poderia ser menor
(      ) Não (quanto tempo a mais do que o que seria satisfatório: ____h e ____min)

8.    Você trabalha na área em que estudou e faz o que gosta?
(      ) Sim, gosto do que eu faço e faço o que eu gosto
(      ) Não, mas gosto do que eu faço
(      ) Não, e o que eu faço não é bem o que eu gostaria de fazer

9.    Você tem vontade de ter seu próprio negócio?
(     ) Muita vontade e sinto que está cada vez mais próximo
(     ) Tenho, mas ainda não está na hora
(     ) Não

10.    Você trabalha em equipe, dividindo méritos e responsabilidades com outras pessoas, ou vive tomando decisões e assumindo riscos solitariamente?
(     ) Trabalho em equipe e divido os riscos e as tomadas de decisão
(     ) Trabalho em equipe mas assumo sozinho os riscos das decisões
(     ) Trabalho solitariamente e assumo sozinho os riscos das decisões

11.    Você tem alguma flexibilidade de horário em seu trabalho?
(     ) Sim, não tenho um horário rígido, pois muitas vezes consigo produzir mais em outros horários fora do expediente ou trabalhando em casa
(     ) Não, e não acho necessário, pois com disciplina e organização conseguimos produzir bem no horário normal de trabalho
(     ) Não, e sinto falta pois poderia produzir mais em outros horários fora do expediente ou trabalhando em casa

12.    Você entende que participa adequadamente das decisões que envolvem o seu trabalho?
(      ) Sim, tenho participação ativa em tudo que envolve meu trabalho
(      ) Não, participo parcialmente das decisões; não como eu gostaria
(      ) Não, praticamente não participo de nada; só acato decisões

13.    Você percebe que está aprendendo com o conhecimento e a experiência de outros profissionais?
(      ) Sim, estou em fase de aprendizado de novos conhecimentos e vivências
(      ) Sim, mas já não vejo tantas possibilidades de aprendizado
(      ) Não, não aprendi nada ou não tenho mais o que aprender

14.    Você tem autonomia e incentivo para colocar em prática suas idéias?
(      ) Sim, tenho um bom nível de autonomia e incentivo
(      ) Sim, mas ainda está aquém do que eu gostaria
(      ) Não tenho a autonomia e o incentivo que gostaria

15.    O cargo que você ocupa e a empresa onde trabalha lhe conferem prestígio profissional?
(      ) Sim, totalmente
(      ) Sim, mas não como eu gostaria
(      ) Não

16.    Como você classifica o ambiente onde trabalha?
(      ) Muito satisfatório, as pessoas se respeitam e se gostam
(      ) Satisfatório, as pessoas se respeitam
(      ) Insatisfatório

17.    Você gostaria de estar estudando mais e desenvolver novas competências?
(      ) Sim, e só depende de mim
(      ) Sim, mas me faltam recursos próprios
(      ) Não, aprender nunca é demais, mas tenho outras prioridades no momento

18.    Você gostaria de trabalhar menos tempo do que trabalha hoje?
(     ) Sim, e até aceitaria reduzir proporcionalmente minha renda
(     ) Sim, mas não posso abrir mão da renda atual
(     ) Não

19.    Você sente que está na hora de novos desafios profissionais?
(      ) Sim, preciso de novos desafios e novos ares
(      ) Sim, preciso de novos desafios, mas sou feliz onde estou
(      ) Não, ainda tenho etapas a cumprir no atual posto que ocupo

20.    Você está pronto onde trabalha para ter oportunidade que lhe dê mais responsabilidade e prestígio profissional?
(      ) Sim, acredito que com mais autoridade e responsabilidade tenho muito a contribuir
(      ) Sim, mas acho que ainda falta mais um pouco para eu estar pronto
(      ) Não


Motivação – Vida Pessoal

1.    Dados Pessoais
Estado Civil, Quantidade de Filhos, Idade dos Filhos, Renda Familiar

2.    Na sua vida pessoal, classifique em ordem de prioridade o que é mais importante para você conquistar neste momento, sendo 1 o que é mais prioritário.
(      ) Mudar de residência; para um lugar melhor
(      ) Morar mais perto do trabalho
(      ) Ter uma vida afetiva e conjugal mais equilibrada e harmônica
(      ) Estar mais presente na educação dos filhos
(      ) Ter mais tempo livre para conviver com a família
(      ) Cuidar mais da saúde física
(      ) Cuidar mais da saúde mental
(      ) Cuidar da vida religiosa e espiritual
(      ) Ser mais amigo de cônjuge e/ou  filhos
(      ) Ter mais tempo para si próprio
(      ) Praticar esporte e fazer exercícios físicos
(      ) Estar mais com os amigos e curtir mais a vida
(      ) Descansar mais o corpo e a mente
(      ) Aprender novas habilidades não-profissionais
(      ) Viajar e conhecer novos lugares e culturas
(      ) Participar de algum projeto sem fins lucrativos
(      ) Desenvolver o auto-conhecimento e melhorar como pessoa
(      ) Conquistar novos bens materiais que aumentem o prazer de viver

3.    Você está satisfeito com a sua residência atual?
(      ) Muito satisfeito
(      ) Satisfeito, mas gostaria em pouco tempo de me mudar para um lugar melhor
(      ) Insatisfeito

4.    Você gostaria de morar mais perto do local de trabalho?
(      ) Sim, seria muito importante para minha qualidade de vida
(      ) Sim, mas não sei se a mudança melhoraria minha qualidade de vida
(      ) Não

5.    Como é sua vida afetiva e conjugal?
(      ) Equilibrada e harmônica
(      ) Instável, vivemos tendo altos e baixos
(      ) Insatisfatória

6.    Você participa da educação dos seus filhos?
(      ) Sim
(      ) Sim, mas deveria ser melhor
(      ) Não participo adequadamente ou não tenho filhos.

7.    Você dedica tempo satisfatório ao convívio com familiares?
(      ) Sim, equilibro bem meu tempo neste sentido
(      ) Sim, mas deveria ser melhor
(      ) Não ou moro sozinho

8.    Você cuida da sua saúde física da forma que considera correta?
(      ) Sim, me cuido bem
(      ) Não, apenas parcialmente
(      ) Não, nenhum pouco

9.    Você cuida da sua saúde mental da forma que considera correta?
(      ) Sim, sou muito positivo e equilibrado emocionalmente
(      ) Não, sou instável emocionalmente
(      ) Não, tenho problemas crônicos de auto-estima e auto-confiança

10.    Você cultiva sua vida religiosa e espiritual?
(      ) Sim, dou muito valor a minha religiosidade e bem-estar espiritual
(      ) Não, não tenho constância em termos de religiosidade
(      ) Não acredito muito em religião

11.    Você sente que há amizade e parceria com seu cônjuge e filhos?
(      ) Sim, fora a afetividade familiar somos parceiros e amigos em tudo
(      ) Não, é mais de respeito do que de amizade
(      ) Não

12.    Você considera adequado o tempo que tem para estar a sós consigo mesmo?
(      ) Sim, tenho algum tempo privativo para pensar, ler, refletir
(      ) Não, são pouco os momentos em que posso ficar só e refletir
(      ) Não, praticamente nunca consigo ficar sozinho

13.    Você pratica esportes e exercícios físicos?
(      ) Sim, de forma totalmente satisfatória
(      ) Sim, mas não tanto eu gostaria
(      ) Não

14.    Você tem convivido e curtido a vida com seus amigos?
(      ) Sim, tenho conseguido fazer isso com regularidade
(      ) Sim, mas sinto que deveria fazer mais
(      ) Não

15.    Você tem conseguido descansar o corpo e a mente de forma adequada?
(      ) Sim, totalmente
(      ) Não constantemente, mas de vez em quando eu tiro o atraso
(      ) Não, estou tendo muito dificuldade de descansar adequadamente

16.    Você tem aproveitado o tempo livre para aprender novas habilidades e hobbies?
(      ) Sim
(      ) Sim, mas não como eu gostaria
(      ) Não, nenhum pouco

17.    Você tem viajado para conhecer novos lugares e novas culturas?
(      ) Sim, com boa frequência
(      ) Sim, mas não com a frequência que gostaria
(      ) Não

18.    Você participa atualmente de algum projeto sem fins lucrativos?
(      ) Sim, ativamente
(      ) Sim, de forma coadjuvante
(      ) Não

19.    Você tem se dedicado para buscar o auto-conhecimento e melhorar como pessoa?
(      ) Sim, reservo sempre um tempo para isso
(      ) Sim, mas não na intensidade que eu gostaria
(      ) Não

20.    Você tem conseguido conquistar novos bens materiais que aumentem o prazer de viver?
(      ) Sim, estou realizando as conquistas que planejei
(      ) Sim, mas ainda faltam algumas coisas para que eu me sinta realizado
(      ) Não


De posse dessas informações dos membros de sua equipe, qualquer líder estará em excelentes condições de desenvolver um poderoso programa de motivação, podendo estimular cada um a alcançar o que mais valoriza, identificando com clareza os motivos que os levarão a agir com mais empenho e entusiasmo.

Sobre este tema leia também:
"Como aumentar a motivação dos funcionários de uma empresa" 
"Modelo de Gestão "Liderança Zero"

Nenhum comentário:

Postar um comentário