Empresa do ramo de indústria e comércio atravessando problemas comerciais, solicita orientação sobre como diagnosticar a causa da inconsistência de seus resultados de vendas para buscar as soluções adequadas.
Por Humberto Andrade
Por Humberto Andrade
Empresa do ramo de indústria e comércio atravessando problemas comerciais, solicita orientação sobre como
diagnosticar a causa da inconsistência de seus resultados de vendas para buscar
as soluções adequadas.
O primeiro passo de um diagnóstico é entender bem o
problema. O que se pretende enfrentar e corrigir?
No caso da empresa em questão o problema identificado após uma
seção de perguntas direcionadas consiste no seguinte:
- O faturamento não vem crescendo e acompanhando taxas saudáveis que reponham a inflação e compatíveis com o crescimento do PIB.
- Os custos comerciais crescendo mais (percentualmente) do que o faturamento.
- Alguns produtos com queda de market share.
Para realizar o diagnóstico, recomendamos a aplicação de uma
matriz de investigação que considere de forma relacionada o tradicional mix de
marketing (4 P’s) com as três dimensões que sintetizam as fontes de vantagem
competitiva de qualquer empresa. São elas: Estratégia de Negócios,
Processos/Tecnologia e Estrutura Organizacional/Pessoas. Veja a seguir:
DIAGNÓSTICO
EMPRESARIAL
|
Produto
|
Preço
|
Promoção
|
Praça
|
|
1.
Estratégia de Negócios
|
1.1.
|
1.2.
|
1.3.
|
1.4
|
|
2.
Processos e Tecnologia
|
2.1.
|
2.2.
|
2.3.
|
2.4
|
|
3.
Estrutura Organizacional e Pessoas
|
3.1.
|
3.2.
|
3.3.
|
3.4
|
|
O processo de
diagnóstico deve levar em conta a seguinte análise lógica:
Estratégia
de Negócios
Todo o exame deve começar por aqui e cada
aspecto do mix de marketing deve ser examinado separadamente. Primeiro checamos
a estratégia de produto. Depois a de preço. Em seguida, verificamos como estão
as estratégias do composto promocional e de praça (distribuição/vendas). Os 4 P’s
têm mais de 50 anos mas funcionam bem até hoje se adaptados à realidade
atual.
Esse isolamento da estratégia é necessário
porque as pessoas tendem a misturar suas análises, envolvendo aspectos
estratégicos, de processos e de pessoas, simultaneamente. Aqui está o primeiro
grande erro em um diagnóstico. Pois, se a estratégia estiver errada, não
adianta discutir processos (como fazer) e pessoas (quem faz o quê).
Isolando as questões de natureza
estratégica, podemos enxergar com mais clareza se O QUE fazemos está adequado
ao mercado e se satisfaz as premissas de retorno do investimento da empresa.
Na fase de diagnóstico, é fundamental não
se pensar em soluções. Quanto maior o foco em descobrir os gaps entre o que o
mercado valoriza e o que a empresa faz, melhor.
Processos
e Tecnologia
Descoberto os gaps de estratégia, o próximo
passo é descobrir os gargalos de processos. Ou seja, naquilo que retrata o COMO
a empresa executa sua estratégia.
Nesta etapa é fundamental não entrar
no mérito das falhas humanas. Afinal, na grande maioria dos casos os problemas
na operação de uma empresa são de processos (ou da falta deles) e não das
pessoas. Quando não há processos formalmente definidos, as pessoas “batem
cabeça” até mesmo com a boa intenção de acertar.
Nesta etapa, é fundamental que quem estiver fazendo
o diagnóstico saiba o que é um processo para poder entender quais as operações
que deveriam estar organizadas sob a forma de processos mas não estão. E por não
estarem organizadas desta forma a empresa cria um conjunto de atividades
descoordenadas que somente são executadas quando as pessoas lembram. Quando a
empresa troca as pessoas, as atividades morrem porque não estão estruturadas em
um processo formalmente definido.
Com perguntas certas, saberemos quais os
processos que faltam, os gaps de automação e se por falta de bons processos há
excesso de atividades e, consequentemente, de custos. E com a experiência dos
gestores do negócio será possível saber o que é mais crítico para a reversão do
quadro e, portanto, alvo de prioridade na fase de soluções.
Estrutura
Organizacional e Pessoas
Depois de examinar se o QUE a empresa faz
está certo sob a ótica do mercado e das exigências de rentabilidade do negócio,
e de checar se o modo COMO a empresa opera está adequado, é hora de investigar
se há competência em QUEM faz o que deveria ser feito e se há capacidade
instalada. Ou seja, se a organização dispõe da estrutura necessária para ter
QUEM precisa para executar todas as operações necessárias para que os processos
funcionem a contento ou se tem gente de mais por conta de processos
ineficientes ou excesso de atividades descoordenadas e não automatizadas.
Nesta etapa da análise o foco deve ser na qualidade
e na quantidade de pessoas. A empresa possui a quantidade certa de pessoas com as competências necessárias
para operar os processos e executar a estratégia?
Após estas considerações sobre a concatenação das idéias no
processo de análise e diagnóstico, sugerimos um conjunto de perguntas para cada
aspecto do mix de marketing. Essas perguntas não são as únicas possíveis. Em
cada negócio e de acordo com a experiência dos gestores várias outras poderão
ser feitas. Mas o fundamental é organizá-las e encaixá-las na dimensão correta
para tornar o processo analítico lógico e produtivo.
Eis algumas perguntas investigativas:
PRODUTO
DIAGNÓSTICO
EMPRESARIAL
|
Produto
|
|
Estratégia
de Negócios
|
Clientes valorizam produtos?
|
|
Clientes sentem falta de algo?
|
||
Clientes se acham superservidos?
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||
Evidências físicas atendem expectativa?
|
||
Serviços agregados são adequados?
|
||
Processos
e Tecnologia
|
Monitoramento de concorrentes eficaz?
|
|
Há vantagem competitiva de custo?
|
||
Tecnologia de produção adequada?
|
||
Controle de qualidade é eficiente?
|
||
Há melhorias a fazer no processo?
|
||
Estrutura
Organizacional e Pessoas
|
Há gestão com foco em Produtos?
|
|
Equipe de produção competente?
|
||
Equipe de produção criativa e motivada?
|
||
Capacidade de produção adequada?
|
||
Senso de inovação e melhoria contínua?
|
PREÇO
DIAGNÓSTICO
EMPRESARIAL
|
Preço
|
|
Estratégia
de Negócios
|
Rentabilidade de produtos satisfatória?
|
|
Quais têm rentabilidade insatisfatória?
|
||
Forma e condições de pgto adequadas?
|
||
Como o mercado percebe os preços?
|
||
Preços são competitivos?
|
||
Processos
e Tecnologia
|
Monitoramente de preços é eficiente?
|
|
Controle de custos é pontual e constante?
|
||
Atualização de preços adequada?
|
||
Precificação garante boas margens?
|
||
Precificação garante competitividade?
|
||
Estrutura
Organizacional e Pessoas
|
Há gestor com foco em preços e custos?
|
|
Equipe monitora preços de concorrentes?
|
||
Conhecimento de finanças e custos OK?
|
||
Equipe monitora sensibilidade ao preço?
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||
Maior foco em resultados que em vendas?
|
PROMOÇÃO
DIAGNÓSTICO
EMPRESARIAL
|
Promoção
|
|
Estratégia
de Negócios
|
Qualidade do produto bem comunicada?
|
|
Intensidade da comunicação correta?
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Diferenciais da empresa destacados?
|
||
Benefícios do produtos destacados?
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Público-alvo e mídias apropriados?
|
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Processos
e Tecnologia
|
Processo de comunicação especificado?
|
|
Cronograma de comunicação rigoroso?
|
||
Processo de produção de peças eficaz?
|
||
Comunicação faz cliente interagir?
|
||
Ações online e offline integradas?
|
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Estrutura
Organizacional e Pessoas
|
Equipe adequada para comunicação?
|
|
Capacidade criativa instalada?
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||
Conhecimento de mídias online e offline?
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Qualidade de texto e design satisfatória?
|
||
Experiência no negócio adequada?
|
PRAÇA
DIAGNÓSTICO
EMPRESARIAL
|
Praça
|
|
Estratégia
de Negócios
|
Rentabilidade de canais satisfatória?
|
|
Quais têm rentabilidade insatisfatória?
|
||
Canais mais rentáveis otimizados?
|
||
Segmentação de vendas adequada?
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Canais satisfeitos com remuneração?
|
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Processos
e Tecnologia
|
Logística de vendas/atendimento eficaz?
|
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Processo de treinamento dos canais OK?
|
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Seleção e avaliação de vendedores OK?
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Processo e automação de vendas OK
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Relacionamento com clientes otimizado?
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Estrutura
Organizacional e Pessoas
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Conhecimento de produtos e técnicas OK?
|
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Experiência dos vendedores adequada?
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Cargos e salários adequados ao mercado?
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Tamanho da equipe adequado a objetivo?
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Gestão de vendas competente e atuante?
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Conclusão: a análise
profunda de cada resposta às perguntas acima e a outras que possam ser
acrescidas, trarão à tona um quadro muito claro das principais causas dos problemas
da organização. Um bom trabalho de priorização e de busca criativa e técnica das
soluções ajudará a empresa a reencontrar um caminho de preparação para a prosperidade.
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