sábado, 26 de janeiro de 2013

Quando a simetria “quebra”, a empresa perde a capacidade de gerar valor…

Para uma empresa gerar valor, ela tem de ter três elementos equilibrados em harmonia. São eles que estabelecem a simetria da empresa: Mercado, Processos e Pessoas.

Por Clemente Nóbrega

Aquilo que a empresa vende, tem que estar em sintonia com “necessidades” de quem compra; ou seja: o mundo tem que querer aquilo que eu tenho para vender. Este é o primeiro elemento: um segmento de MERCADO que pague pelo que eu tenho a oferecer.

A maneira pela qual a empresa produz o que vende tem de garantir que o produto (ou serviço) estejam no lugar certo, na hora certa, pelo preço que o comprador possa pagar; ou seja: a empresa tem de ter PROCESSOS adequados para transformar seus recursos (gente,tecnologia,matérias primas,conhecimento…) em outputs de mais valor.

As PESSOAS da empresa têm que ter competência para desenhar, aperfeiçoar e operar os processos que produzem os produtos que, por sua vez, vão produzir um cliente satisfeito com o valor que está obtendo. Pessoas são o recurso mais importante. Não é muito politicamente correto falar assim, mas é isso que as pessoas são numa empresa: recursos. Sem competências humanas adequadas não há processos eficientes nem produtos de valor. Não há, portanto, ofertas de valor, mesmo que os demais recursos estejam lá.

 TODOS os problemas que uma empresa possa ter são originados na quebra de simetria – no desequilíbrio – entre essas três dimensões. O princípio da simetria exige que para que uma dimensão funcione bem as outras duas têm de estar bem alinhadas.

Fonte: texto extraído do site da revista Época Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário